quinta-feira, 19 de abril de 2012

Frutas que ajudam na sua beleza

As frutas podem fazer maravilhas para sua beleza. “Esses alimentos são, de modo geral, muito ricos em antioxidantes, substâncias que neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelas doenças também”, explica o cosmetólogo Maurício Pupo. Selecionamos quatro frutas riquíssimas em benefícios e também em sabor. Confira!

Morango

Rico em antioxidantes, o morango é um ótimo aliado no combate ao envelhecimento da pele e, além disso, ajuda a prevenir o aparecimento de manchas e rugas. “A fruta também é fonte de vitamina C, que atua na síntese das fibras de colágeno e elastina. Já os carotenoides atuam na regeneração da pele e o magnésio é essencial para a hidratação celular”, explica a nutricionista Andreia Naves, da VP Consultoria. Além de fazer bem para a beleza, o morango também ajuda a prevenir câncer de colo retal, de mama e de pâncreas e ainda alivia os sintomas da tensão pré-menstrual.
Como consumirVocê consumir o morango in natura, em forma de geleia, suco ou vitamina, ou ainda em compota. Mas, lembre-se: não vale incluir açúcar refinado.
Quanto consumir
10 morangos de quatro a cinco vezes por semana.

Abacate

Por conter uma boa dose de ácidos graxos, o abacate é ótimo para deixar pele e cabelo mais macios e protegidos do ressecamento. Além disso, é riquíssimo em vitamina E, o que ajuda na prevenção do envelhecimento da pele. “A fruta também reduz o colesterol, evita doenças cardiovasculares, e ainda diminui dores nas mamas que podem surgir durante a TPM”, explica a nutricionista Bettina Moritz.
Como consumir
O abacate pode ser consumido como suco, vitamina ou papa com adoçante. Mas você pode diversificar o cardápio e preparar um guacamole ou misturar com salada verde.
Quanto consumir
3 colheres de sopa de quatro a cinco vezes por semana.

Cranberry

A cranberry, ainda pouco conhecida no Brasil, ajuda a combater os radicais livres, além de contribuir para a produção de colágeno e elastina. “A fruta também apresenta alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória”, explica Andreia. No entanto, o maior benefício que a cranberry pode trazer não está ligado à beleza e, sim, à saúde: recentemente, foi descoberto que a fruta é ótima para combater a infecção urinária, que costuma atacar as mulheres.
Como consumir
Como a cranberry ainda não é encontrada no Brasil, você pode consumi-lo em forma de suco ou geleia.
Quanto consumir
1 copo de suco de cranberry de quatro a cinco vezes por semana.

Açaí

Um dos maiores benefícios dessa fruta é o seu poder antioxidante. O açaí também ajuda a exterminar problemas de pele, como acne, dermatite atópica e rugas faciais causadas pela exposição solar. “O ferro presente em grande quantidade no açaí melhora a queda de cabelo e unhas quebradiças, principalmente em mulheres em idade menstrual, que costumam ter deficiência desse mineral”, ensina Bettina.
Como consumir
A forma mais comum de consumir o açaí é em polpa e misturado a outras frutas e cereais. No entanto, você também pode apostar em vitaminas e sucos. “Mas fuja do xarope de guaraná, normalmente adicionado a essa fruta, pois irá aumentar muito a concentração calórica total, além de conter muito açúcar”, alerta Bettina.
Quanto consumir
½ polpa de açaí de quatro a cinco vezes por semana.
www.naturivida.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário